24 abril 2008

Cansado



Recuperei um post de Outubro passado porque nunca me canso de ouvir Bobby McFerrin cantar com todo o corpo. Podia ter escolhido outro clip, mas este tem uma capacidade especial de me despertar calor, desejo. Hoje procuro refúgio nesse corpo que se elogia.

Dia de ressaca de uma festa que ficou aquém, não pelos intervenientes, todos eles brilhantes – belo grupo de amigos que se juntaram a nós, O Nuno, a Camaleão, a Graça Capinha –, mas pelo desinteresse do público. Obrigado a todos os que apareceram, um obrigado especial aos que contribuíram para uma sessão fora do comum, bem a propósito d'O Espelho Atormentado de Russell Edson.

Etiquetas: , , , , , ,

22 abril 2008

O Veterinário



É já amanhã, na Livraria Almedina do Estádio de Coimbra.

Etiquetas: , , ,

18 abril 2008

Edson em Coimbra



É já na próxima quarta-feira, dia 23 de Abril, às 21h, que regressamos aos encontros OVNI, com a apresentação d'O Espelho Atormentado, de Russell Edson, na livraria Almedina do Estádio Cidade de Coimbra.

O encontro enquadra-se na celebração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor e contará com intervenções do grupo Camaleão, que já encenou textos do autor em Coimbra, e de Graça Capinha, professora da Faculdade de Letras de Coimbra e directora do Instituto de Estudos Norte-Americanos da Universidade e da revista Oficina de Poesia. O tradutor d'O Espelho, Guilherme Mendonça, tem presença por confirmar.

A OVNI agradece a presença (e a divulgação).

Etiquetas: , , ,

11 abril 2008

Rhett & Link


A net pode ser uma paródia, valha-nos isso.

Orquestra de Câmara Portuguesa no CCB

A Orquestra de Câmara Portuguesa volta ao Centro Cultural de Belém, para os Dias da Música em Belém, com uma dieta musical colorida por um programa sublime e historicamente abrangente

B3 - Grande Auditório - Sábado 19 de Abril 18H00
Pedro Neves, direcção
Joseph Haydn: Sinfonia N.º 6, Hob.1.6, Le Matin
Benjamin Britten: Sinfonietta, op. 1 (versão para pequena orquestra)
Pedro Amaral, direcção
Arnold Schoenberg: Kammersymphonie N.º 1, op. 9

C5 - Grande Auditório - Domingo 20 de Abril 19H00
Pedro Carneiro, direcção
Luís André Ferreira, violoncelo
Dmitri Makhtin, violino
Arnaud Thorette, viola
Antonín Dvorak: Klid (Calma da Floresta), op. 68 N.º 5
Wolfgang Amadeus Mozart: Sinfonia Concertante, K. 364

Etiquetas: , , , , ,

08 abril 2008

Desacordo

A minha dúvida é: para que serve este acordo, a quem serve este acordo ortográfico? Mesmo descortinando algum ensejo de gestão da língua por vários países lusófonos, não me parece que esta mudança se deva fazer por imperativos políticos (que me desculpe o deputado Fazenda). Mas se assim for, então que façam uma aproximação real da ortografia e uniformizem-na de vez – nada de excepções. Se o objectivo é facilitar o ensino da língua e a sua expansão pelo mundo? Então simplifiquem a ortografia e uniformizem-na – nada de excepções.

Tal como está o acordo prejudica mais do que melhora e, como já vem sendo hábito na história nacional, uma oportunidade transforma-se num erro crasso. Não seria muito mais interessante, a bem da divulgação e crescimento da língua, que se estivesse a trabalhar na sua simplificação e aproximação real entre variantes, em vez de se definirem umas quantas regras que pouco ou nada adiantam, excepto os custos que vão provocar, tanto no ensino como na edição?

Por que não definir um padrão ortográfico comum simplificado, com base nas variantes e com objectivos claros?

Tal como está, este acordo não serve.

Etiquetas: , , ,

Unexplainable II

IEFP
Oferta Nº: 587553951
Sector de Actividade da Entidade: OUT ACT DE SERVIÇ PRESTADOS PRINCIP ÀS EMPRESAS DIVERSAS,N.E

Profissão Pretendida
Profissão: PSICÓLOGO (M/F)
Número de Postos: 1
Local Trabalho
Freguesia(s): FEIRA;
Habilitações escolares
Habilitações Mínimas: Licenciatura
Área de Estudos: Psicologia

Formação Profissional
Formação Profissional Obrigatória: Não Relevante
Idiomas
Idioma Oralidade Escrita Leitura
INGLÊS Bom Bom Bom
PORTUGUÊS Muito Bom Muito Bom Muito Bom

Carta Condução
Tipo de Carta Condução: Ligeiros
Transporte Próprio: Sim
Horário Trabalho
Horário: 9h-18h
Descanso Semanal: Sábado e Domingo

Condições
Conhecimentos Profissionais: Com conhecimentos na área de Educação e Formação de Adultos em geral e, em particular, no âmbito da metodologia de Balanço de Competências. Preferencialmente que tenha experiência nestes dois âmbitos.

Conhecimentos Específicos: Facilidade de utilização de equipamentos informáticos, designadamente computador (word, excel, powerpoint, internet, criação de blogs,etc.), scanner, máquina fotográfica digital, videoprojectores e câmara de vídeo digital.
Outros Conhecimentos: Fundamental que tenha espírito de iniciativa, criatividade, gosto e facilidade em aprender.

Outros Dados
Tipo de Contrato Oferecido: Permanente
Trabalho a Tempo: Completo
Remuneração oferecida: 426 Euro

Mas alguém acredita que por 426,00 EUR se pode ter um licenciado em Psicologia, muito bom a falar, ler e escrever português, bom a falar, ler e escrever inglês, com conhecimentos, e preferencialmente com experiência, na área de Educação e Formação de Adultos, com facilidade de utilização de computador (word, excel, powerpoint, internet, criação de blogs,etc.), scanner, máquina fotográfica digital, videoprojectores e câmara de vídeo digital, com espírito de iniciativa, criatividade, gosto e ainda com facilidade em aprender?

É assim que o nosso país vai progredir no sentido de uma maior e melhor formação?

Por 426,00 EUR prefiro eu – e deveria preferir qualquer licenciado em Psicologia – ir trabalhar para onde não seja preciso esforçar muito os neurónios. Ir para deputado, sei lá.

Etiquetas: , ,

05 abril 2008

Unexplainable


WTF?

(Encontrada no Astrisko 2.0.)

Etiquetas: , , ,

Falar verdade a mentir


(Encontrado no Random Precision.)

Etiquetas: , , ,

A Metamorfose em Lisboa

A Metamorfose, encenada pela Inestética a partir do texto de Franz Kafka, vai estar em Lisboa.

Entre 9 e 13 de Abril, às 22.30h, no Teatro da Politécnica.

Etiquetas: , , ,

Mister Bento:


Veja lá se consegue que os adversários do grande Sporting façam o mesmo, para deixarmos de desesperar com os penáltis.

03 abril 2008

Antes Mudo que Gago

«[…] "O número de profissionais que sai dos cursos superiores todos os anos para o mercado de trabalho não chega e são todos absorvidos pelo mercado”, disse o ministro à Renascença.
O ministro reconhece no entanto que o emprego encontrado fica muitas vezes aquém das expectativas: “É verdade que muitas vezes, e muitos jovens sentem isso, o primeiro emprego não é aquele que gostariam de ter”, ressalvou, frisando logo de seguida que, “ao fim de um ano de saídas do ensino superior”, não existe “ninguém desempregado” […]»

(Públlico, 2008.04.03)

E eu que até julgava que o Gago era dos que inventavam menos. Porra, como é que se há de governar um país se não se (a)percebe absolutamente nada da realidade concreta de quem nele vive? Isto faz lembrar uma série de televisão célebre quando eu era menino. Esqueceram-se foi de nos avisar: live before a studio audience. Ou então, como diz a senhora doutora deputada Ana Gomes, é só um caso de humor negro.

Etiquetas: , , ,