17 novembro 2005

Diacrónico

«Estação Paraíso.

Hoje, no metrô, um cara muito alinhado, pelos seus quarenta, que lia “As Minas do Rei Salomão”, serviu de modelo para uma menina de saia e camiseta pretas e meião três-quartos , que traçou os botões todos do paletó, num bloquinho, a caneta preta.

O cara percebeu o desenho, e fez uma certa pose com os ombros – o que os fez parecer desproporcionalmente largos no desenho, já que ele não era muito alto. A menina não tentou disfarçar, embora a sua franja escondesse os olhos (ligeiramente estrábicos, quando apareciam). Guardou o bloquinho e desceu no Paraíso, antes dele.

Mas ele conseguiu perceber, na parte de dentro do braço direito dela, a tatuagem de uma escada – como se ela esperasse alguém que subisse ali, para fazer-lhe cosquinhas. Chegou feliz, em casa.» [25.10.2005]

É Eça, ora essa.

Pois saibam que “As Minas do Rei Salomão”, a julgar pelo começo, bem poderia ser o enredo do primeiro filme pornográfico luso-brasileiro, com as minas prometendo fazer tudo com o salamão do Rei. Vejam se não estou certo:

“...Pois com toda essa diligência, só ultimamente, há oito meses, arrendondei o meu saco. É um bom saco. É um saco graúdo, louvado Deus. Creio mesmo que é um tremendo saco! E apesar disso, juro que para o sentir assim, redondo e soante entre as mãos, não me arriscava a passar outra vez os transes deste terrível ano que lá vai. Não! Nem tendo a certeza de chegar ao fim com a pele intacta e o saco cheio.” [26.10.2005]»

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home

Subscrever Enviar feedback [Atom]