Já falta pouco
Professores de escola no Texas vão poder andar armados
Um agrupamento escolar do Norte do Texas vai deixar os professores trazerem armas para a sala de aulas já a partir do próximo ano lectivo, este mês. Os responsáveis dizem que a escola Harrold Independent, um campus algo isolado com 110 alunos de diferentes níveis de ensino, será a primeira em todo o país a adoptar tal medida.
A decisão, diz o director deste agrupamento escolar, visa proteger o staff e os alunos no caso de algum ataque ao campus. "Se alguma coisa acontecer aqui, prefiro telefonar aos pais a dizer-lhes que as suas crianças estão bem e que nós conseguimos protegê-las", explicou David Thweatt, citado pelo site do jornal Fort Worth Star-Telegram. A comunidade de Harrold fica a 30 minutos de carro da esquadra de polícia mais próxima, argumenta.
Thweatt não acredita que trazer armas para a escola - para além dos professores, os funcionários também vão poder fazê-lo - aumente os riscos de violência. "Os tiroteios nas escolas começaram quando Washington transformou as escolas em zonas livres de armas. Porque é que devemos apregoar que há um grupo de pessoas que não tem como se defender?", questiona o responsável de Harrold.
Os professores que quiserem trazer as suas armas para as escolas têm de ter autorização para transportarem armas escondidas emitida pelo estado do Texas e terão de ser treinados para situações de crise.
Tiroteios recentes em escolas norte-americanas provocaram alguns apelos para os responsáveis escolares autorizarem estudantes e professores a usarem armas. O Congresso dos EUA proibiu as armas nas escolas de todo o país, mas o Supremo reverteu essa medida. Muitos estados proíbem - o Texas exige autorização das escolas.
(Algures no Público.)
Eu tinha achado estranho, logo no início do Bowling for Columbine, que eles lá no Texas oferecessem espingardas a quem abrisse uma conta num certo banco. Depois fui percebendo que essa cultura da insegurança vs. arma na mão é uma coisa quase genética lá para aqueles lados (porra, não pode ser por acaso que 9 em cada 10 filmes americanos têm cenas com armas). Portanto, também não é de estranhar que perante o histórico de massacres em escolas, perpetrados sobretudo por alunos, a resposta seja: armas para professores e funcionários.
E repare-se no argumento: estão a 30Km da esquadra mais próxima, como se estar mais próximo de uma esquadra de polícia tivesse sido uma ajuda em outros casos conhecidos...
O mais grave é que são estes tipos que governam o mundo. Nados e criados nessa terra fértil em boçalidades destas.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
Subscrever Enviar feedback [Atom]